O que é a Pesquisa Prévia?
A pesquisa prévia permite realizar a pesquisa do CPF/CNPJ em um ou mais cartórios, tendo como resposta o *número da matrícula e a partir dela realizar solicitação de Certidão Digital ou Matrícula Online.
*Caso a resposta da consulta realizada esteja desatualizada ou não houver vinculação do número da matrícula ao CPF ou CNPJ, será necessário realizar uma solicitação de Pesquisa Qualificada junto ao Cartório.
Como solicitar a Pesquisa Prévia?
Como solicitar a Pesquisa Prévia?
Para efetuar a pesquisa o usuário deverá selecionar o Estado e informar o CPF ou CNPJ a ser pesquisado. A pesquisa será realizada em todos os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado selecionado.
Qual o prazo para receber a Pesquisa Prévia?
Após a pesquisa, o sistema exibirá em tempo real o número da matrícula. Caso a resposta da consulta realizada esteja desatualizada ou não houver vinculação do número da matrícula ao CPF ou CNPJ, será necessário realizar uma solicitação de Pesquisa Qualificada junto ao Cartório.
É necessário ter créditos para realizar o pedido de Pesquisa Prévia?
Sim, consulte o valor em consulta de crédito.
Quando a Pesquisa Prévia exibe o número de matrículas, significa que a pessoa é o atual proprietário do imóvel?
Não. O ONR não realiza a qualificação do titular do documento pesquisado, podendo ser ele proprietário, ex-proprietário, fiador, usufrutuário, locador, entre outros.
Para mais informações sobre a qualificação, na resposta que retornar com número de matrícula, será necessário realizar uma solicitação do serviço de Matrícula Online ou Certidão Digital.
O que devo fazer quando a Pesquisa Prévia exibe a informação "Matrícula não informada"?
Caso a resposta venha sem número de matrícula, o usuário poderá proceder com o serviço de Pesquisa Qualificada, que retornará a atual titularidade da pessoa pesquisada. Essa nova solicitação será mediante pagamento de emolumentos e valor de serviço.
O que devo fazer quando a Pesquisa Prévia exibe a informação "Base desatualizada para a consulta" em vermelho?
Se o Cartório pesquisado tiver sua base desatualizada, a pesquisa não será realizada e o usuário poderá proceder com o serviço de Pesquisa Qualificada, que retornará a atual titularidade da pessoa pesquisada. Essa nova solicitação será mediante pagamento de emolumentos e valor de serviço.
O que devo fazer quando a Pesquisa Prévia exibe a informação "Não disponível para consulta" em vermelho?
Se o Cartório pesquisado não estiver disponível para consulta, a pesquisa não será realizada e o usuário poderá proceder com o serviço de Pesquisa Qualificada, que retornará a atual titularidade da pessoa pesquisada. Essa nova solicitação será mediante pagamento de emolumentos e valor de serviço.